Connvert lança Elo com objetivo de fomentar ações em prol da inclusão e diversidade

Com o projeto Elo, a Connvert quer valorizar, ainda mais, a inclusão e diversidade em diferentes âmbitos e aspectos da empresa. 

 

As práticas e ações em prol da inclusão e diversidade no Grupo Connvert ganharão ainda mais força e se tornarão cada vez mais presentes nas estratégias e iniciativas da empresa. Isso porque a Connvert lançou o Elo, projeto criado pelas áreas de Marketing e Environmental and social (E&S), que tem como objetivo explorar temas que impactem, positivamente, no desenvolvimento de um ambiente corporativo mais inclusivo, mais diverso, mais humano e de muitas oportunidades. 

“Nós olhamos para o tema inclusão e diversidade e entendemos que empresas diversas e inclusivas são mais criativas e mais inovadoras. E a inovação faz parte do nosso DNA. Então, é superimportante que a gente, de fato, trabalhe esses temas dentro da companhia”, explica Kátia Garcia, Head de Pessoas e E&S na Connvert. 

O painel de lançamento contou com a participação de quem vive o dia a dia do grupo e de suas verticais, CXdzain, Code7 e Flex: os próprios profissionais. 

“Quando estávamos na etapa de planejamento, discutimos quem faria a abertura do projeto e quem contaria histórias que fizessem sentido para todo mundo. Chegamos à conclusão de que temos várias pessoas dentro do grupo que têm histórias importantes e legais para compartilhar. A ideia do painel foi justamente essa, trazer as nossas pessoas, com suas histórias de superação de preconceito, para trabalhar em ações que enderecem questões sobre diversidade e inclusão”, acrescenta Kátia. 

Elo de insights 

Sem rótulos ou estereótipos, a ideia do Elo é, por meio de grupos de identificação (mulheres, negros, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ etc.), conectar ideias, compartilhar experiências e desenvolver ações que fomentem um ambiente a favor da diversidade e mais inclusivo.  

Durante o painel, transmitido pelo canal da Connvert, no YouTube, e mediado pela supervisora de E&S Elaine Reuter, os convidados: a gerente de marketing de produto, Júlia Fertig, o coordenador de operações, Helry Torres, a instrutora de treinamento, Erika Milena Pitanga Santos Freitas, e o analista de TI Junior, Nathan Roseno Chaves Leme, abriram a primeira roda de conversa. 

Dentre os insights destacados, o grupo falou sobre como enxergam a diversidade e inclusão no dia a dia, os desafios de fomentar esses temas por meio de atitudes e a importância de oportunizar boas práticas nos relacionamentos, independentemente do ambiente. 

“Apesar de ter melhorado muito, o preconceito ainda acontece. Porém, no meu ambiente de trabalho e pessoal, isso não acontece. Convivo com diferentes pessoas e me dou muito bem com todas elas. Gostei muita dessa iniciativa. De um projeto que une as pessoas, apesar das suas diferenças”, ressalta o analista Nathan Roseno. 

Para Erika Milena, falar sobre diversidade é propor uma cultura de mudança. “A cada dia, os grupos que são tratados como minorias, estão ganhando voz. Além disso, o mundo está mudando e, aos poucos, e com muita dificuldade, as pessoas estão se propondo a mudar junto. Então é ainda mais bonito ao longo dessa trajetória, na empresa, a gente contar essas histórias. Porque a gente se importa com pessoas. E unir todas essas faces, todas essas pessoas, em um mesmo evento, acredito que é dar oportunidade de mostrar o quanto elas têm poder quando unidas e o quanto a diversidade é importante e precisa ser discutida no dia a dia”, complementa a instrutora de treinamento. 

 Liderança e o Elo de engajamento 

A liderança como engajadora e embaixadora na disseminação da diversidade e inclusão na empresa, também norteou as discussões entre os participantes. A mudança de cultura e diálogo, o apoio e a oportunidade de desenvolvimento, foram destacados como algumas das muitas questões importantes e que contribuem na busca por fomentar um espaço de maior representatividade para mulheres, negros, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e diversos outros grupos dentro do contexto corporativo. 

“De que forma nós, líderes, estamos criando essas oportunidades na empresa? De que forma estamos com os olhos e ouvidos abertos para perceber esses pontos de atenção? A liderança tem um papel muito importante nessa abertura de portas e de estimular isso. A diversidade e inclusão seguem o mesmo caminho de outras coisas do nosso trabalho. Uma demanda só dará certo se dermos prioridade para ela. Um profissional só conseguirá prosperar na carreira dele, se ele tiver o apoio da liderança. E é aí que entra a oportunidade. Assim, a liderança não só tem que abrir o espaço, mas ela tem que criar esse espaço para a pessoa crescer e se desenvolver, para que os diversos grupos tenham voz, que possam expressar ideias e opiniões”, analisa a gerente de marketing de produto, Júlia Fertig, que também fala sobre liderança feminina e os desafios de trabalhar em uma área em que a presença masculina ainda é muito forte. 

“Dentro do Grupo Connvert, nós temos o diálogo muito facilitado entre todas as pessoas. Ser um exemplo, é demonstrar o que pode e o que não pode. É mostrar quais são os valores da empresa e como você está engajado nisso. Temos uma empresa com uma diversidade imensa de pessoas e é essa diversidade que nos completa. Hoje, o Grupo Connvert prioriza muito o valor dessas pessoas. E nós, como liderança, temos que ser exemplo. Mostrar o quanto elas são importantes dentro dos nossos processos, mostrar que somos unidos e abraçamos a todos”, complementa Helry Torres, coordenador de operações. 

O Elo e os próximos passos 

Com o lançamento do projeto Elo, a proposta das áreas envolvidas é dar início aos encontros, por meio da formação de grupos de trabalhos para construir ações efetivas dentro da Connvert. 

“Fazer a diferença na vida das pessoas é o propósito da empresa. Queremos discutir ações concretas para poder endereçar questões sobre mais equidade, de combate ao preconceito estrutural e de como a gente começa a criar essas ações de diversidades dentro do grupo”, finaliza Kátia Garcia. 

Conheça todos os projetos do Grupo Connvert!