Soluções de ponta a ponta potencializam os negócios das empresas

Gerenciar os processos de negócios de forma integrada, conectando todas as etapas que constituem a experiência do consumidor. Confira como funciona esse modelo de atuação!

Em um mercado cada vez mais competitivo, volátil e digital, as empresas compreenderam que ao integrarem seus processos, tendem a se tornar mais resilientes, ágeis e sustentáveis. Esse tipo de integração confere à empresa autoridade e inteligência necessária para que esta seja capaz de ofertar uma solução do início ao fim.

E entre uma empresa que oferece uma solução e outra que a executa de ponta a ponta, não resta dúvida qual o consumidor irá escolher.

Mas, afinal, o que é uma solução de ponta a ponta, quais são os seus benefícios e como funciona na prática no Grupo Connvert, a primeira empresa a aplicar esse conceito em toda o processo de gestão da experiência do consumidor?

O que é uma solução de ponta a ponta?

Solução de ponta a ponta (ou end to end) é o princípio que integra todas as etapas da cadeia de um produto ou serviço, entregando ao cliente uma solução completa.

Ao adotar uma solução de ponta a ponta, uma empresa passa a contar com um único provedor de serviço—one-stop shop—, que será responsável por todo o gerenciamento, suporte, instalação, implementação e manutenção contínua do projeto.

Essa estrutura visa otimizar processos e eliminar gargalos gerados pela falta de conexão entre as etapas da cadeia. Ao contar com uma solução que gerencia a sua demanda de uma ponta até a outra, a empresa ganha em eficiência e pode atender melhor às necessidades do consumidor final.

Benefícios de uma solução de ponta a ponta

A utilização de soluções de diferentes fornecedores, que não conversam entre si, pode gerar um problema para as empresas, pois torna a operação lenta e pouco assertiva no contato com o seu cliente. A integração de soluções tornou-se, então, a saída encontrada por muitas companhias.

Estes são os principais benefícios de uma solução de ponta a ponta:

  1. Redução de custos

Além da redução custos operacionais, ao unificar seus serviços, as empresas passam a ter uma maior precisão na gestão de dados, o que acarreta menos erros e economia de recursos.

  1. Ganho em agilidade

Com departamentos integrados, o tempo de resposta é mais curto. A padronização dos processos de uma ponta a outra da operação melhora o fluxo de trabalho e agiliza a solução dos problemas.

  1. Sintonia na equipe

Equipes que trabalham de forma sincronizada se comunicam sem ruído, alinhados com o objetivo final do projeto e seus resultados.

  1. Histórico completo de dados

Contar com um parceiro que coleta e analisa os dados, e ainda gera insights sobre os clientes em todo o processo, torna-se crucial para a tomada de decisões. Além de fornecer um rico arsenal de informações, é possível ter um panorama real e imediato de toda operação.

 

Como funciona na prática: o exemplo do Grupo Connvert

O Grupo Connvert nasceu para trazer este novo conceito de solução e, hoje, se apresenta como a única holding estratégica no mercado de Customer Experience Management (CXM) preparada para oferecer soluções completas para o relacionamento e o engajamento de consumidores, de ponta a ponta.

  1. Tudo começa com a CXdzain e o desenho da melhor jornada

Uma vertical de consultoria com competência na integração e implementação de jornadas de Customer Experience Management (CXM), com amplo conhecimento em diferentes tecnologias, para oferecer a melhor solução aos seus clientes.

A CXdzain foi criada para ser uma unidade especializada em algo que já fazia parte do escopo de atuação da Flex, que era a arquitetura de soluções, propondo a melhor jornada para seus clientes. A empresa busca entender os objetivos e desenhar o caminho para alcançá-los, melhorando as experiências e ampliando negócios, inclusive explorando novas oportunidades dentro de cada cliente.

  1. A solução completa passa pelas ferramentas de comunicação, com a Code7 e os canais de atendimento

A Code7 foi criada para desenvolver uma plataforma completa de soluções de software para comunicação entre empresas (marcas) e pessoas (seus consumidores). A Code7 utiliza, em suas linhas de negócios, tecnologias Cloud e On Premisses, permitindo abranger clientes com os mais diversos perfis.

  1. Flex e a operação das interações humanas ou digitais

Especialista em promover o relacionamento e o engajamento entre clientes (marcas) e seus consumidores, a Flex não é apenas uma empresa de BPO criada para resolver problemas. Ela oferece soluções completas, multicanais e omnicanais, para a construção e a manutenção de relacionamentos entre marcas e consumidores.

Um dos diferenciais da Flex sempre foi, desde sua fundação, operar voltada ao modelo outbound, ou seja, mais ativo, com o foco em converter o relacionamento do consumidor em receita para o cliente.

Por isso, os times da Flex são treinados para entender e atender o consumidor de forma individualizada e humanizada, e entregar a ele uma experiência que supere as suas expectativas. A Flex faz uso intensivo de ferramentas digitais, como advanced analytics, machine learning, inteligência artificial e bots de texto e de áudio, entre outras.

 

Conclusão

A Connvert surgiu como o primeiro grupo do setor de CXM capaz de atender todas as necessidades de engajamento de seus clientes, alinhando as três unidades de negócio na mesma direção, com o conceito de solução de ponta a ponta.

A Connvert analisa todos os pontos de contato entre uma marca e um consumidor, a fim de melhorar a experiência em cada uma dessas etapas, pois apenas um contato negativo pode tornar toda a jornada do consumidor uma experiência ruim. É preciso olhar para cada passo e garantir que não haja atrito.